Por que o Dia dos Namorados no Brasil é em 12 de junho?

Urso de pelúcia bege segurando um coração vermelho de feltro, em fundo desfocado de madeira clara, simbolizando carinho e afeto.

Amor em junho? Saiba por que o Dia dos Namorados é comemorado nessa data no Brasil.

 

Você sabia que o Dia dos Namorados no Brasil é diferente da maior parte do mundo? Enquanto a maioria dos países celebram o amor em 14 de fevereiro, aqui a data é comemorada em 12 de junho. E o motivo vai muito além do romantismo.

Tudo começou nos anos 1940, quando o publicitário João Doria (pai do ex-governador de SP) recebeu uma missão: criar uma campanha que aquecesse as vendas do comércio no mês de junho, que era historicamente fraco devido a falta de comemorações nesta data. A ideia foi inspirada no feriado internacional "Valentine’s Day", mas com um toque estratégico: escolher a véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o "santo casamenteiro".

A primeira campanha, tinha o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, e foi um grande sucesso. A partir daí, o costume se espalhou pelo Brasil todo e virou tradição — mesmo tendo uma origem completamente comercial.

Enquanto isso, em países como EUA, Canadá e a Europa, o Valentine’s Day (14/02) homenageia o santo São Valentim, um padre que desafiou ordens do imperador romano e celebrou casamentos em segredo. Ele se tornou símbolo do amor desde então.

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados foi adotado com força pelo comércio, mas com o tempo a data ganhou também um lado afetivo: jantares especiais, viajens, surpresas e — claro — lingeries para apimentar a noite.